terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Moderadores , ofensas, abusos de poder e eventos-supresa!



Não gostaria de iniciar oficialmente este blog com algo tão ferino (ou outro post foi simplesmente de apresentação), mas de certa forma me entristecí perante ao ocorrido neste dia de 5 de Dezembro de 2006!

Tudo começou, de certa forma, devido a um aviso de um dos meus "protegidos" (antes que se pense outra coisa, QUALQUER usuário é meu "protegido" perante a empresa) sobre algo que pode vir a ocorrer se a UNO não tomar as devidas precauções. Entendo que o assunto em sí é causador de grande polêmica no momento (quitters, desconexões, e as estatísticas geradas pelos mesmos), mas certamente não precisava ser conduzido da forma que foi conduzido!

Pois bem. Neste tópico de alerta os assuntos e idéias estavam discorrendo de forma tranquila. Haviam, sim, alguns poucos mais exaltados, mas mesmo estes não haviam feito nada de mais... Eis que entra em cena então o causador de toda a discordia que se abateu por sobre o fórum nesta referida data: o moderador z32o.

Este moderador em específico merece uma atenção à parte: diferentemente dos demais, foi escolhido diretamente pela empresa. Empresa esta, que anteriormente se mostrou avessa à idéia oferecida pelos próprios jogadores de criar uma equipe de moderação. Empresa esta, também, que mais adiante declarou que os moderadores deveriam ser escolhidos simples e unicamente dentre e pelos próprios jogadores. E, empresa esta, que por fim veio a se contradizer e "implantar" um moderador próprio dentre os demais, de maneira obscura e por motivos misteriosos.

A princípio - nós jogadores - aceitamos de bom grado tal decisão e consequentemente o novo moderador que a mesma nos trouxe. Desde que ele se mostrasse capaz e íntegro na função, não haveria nenhum motivo para que lhe desejássemos mal algum! Toleramos até mesmo alguns deslizes de médio porte em respeito à isto; afinal, mesmo um ou dois daqueles que elegemos também cometeram suas "gafes"...

Mas, no decorrer desta noite, a "bomba" explodiu!

O referido moderador se imbuiu de um direito e poder que aparentemente superariam até mesmo o principal responsável pela manutenção do jogo e afirmou coisas que iam contra tudo aquilo pelo que estamos lutando no momento! Contradizendo até mesmo aquele que (acredito eu) o escolheu para tal função! Pior ainda: Ao mesmo tempo OFENDEU aos meus "protegidos" de formas tais que praticamente NENHUM escaparia às ofensas!!!

Decorrido algum tempo a situação se acalmou, até mesmo devido ao horário do ocorrido - plena madrugada, enquanto grande parte repousava sem mesmo sequer ter idéia do que se desenrolava! Quando eu mesmo acordo e acesso ao fórum, vejo que o "tópico problemático" está fechado, e o teor principal, respondido. Até aí tudo bem! O teor do tópico era outro, portanto não havia necessidade de tratar daquilo alí.

Eis que vejo então que minha companheira de função Eduarda criou um novo tópico, agora questionando o detalhe do deslize por parte do moderador. Simultaneamente, noto que MAIS UMA VEZ o mesmo "passa por sobre" seu próprio chefe e abusa de poder, postando naquele tópico JÁ FECHADO. Em minha opinião, caso ele desejasse se retratar, justificar ou o quê fosse, teria mandado uma MP a quem necessitasse (ou seja, eu mesmo, uma vez que foi uma resposta direta à meu último comentário lá) SEM TER QUE USAR O MESMO TÓPICO!

Afinal, o tópico já havia sido fechado por seu chefe, o que denota que o assunto deveria se dar por encerrado, ao menos nos meios ditos públicos. Denota também que nós, simples usuários, não mais poderíamos abordar aquele ou aqueles assuntos lá tratados. O correto seria que 'o mesmo vento que sopra cá soprasse lá'! Mas o "direito de resposta" auto-adquirido, e o impedimento do mesmo direito por parte de outros por "serem inferiores" revoltou a muitos! Por isto, a criação do novo tópico por parte da Eduarda.

Contudo, o novo assunto foi tratado como uma simples extensão do anterior, e as respostas não foram dadas.

Simultaneamente, eu e o usuário 0625_pangya criamos novos tópicos, tentando desta vez abordar o ponto de forma direta. Inclusive fui comunicado de tal fato no momento de tal evento (enquanto revisava meu próprio tópico) por um dos outros moderadores. E digo que lhe dei pronta autorização para tomar quaisquer providências que fossem necessárias, fosse mesclar os tópicos, fechar o meu, ou até mesmo deletá-lo! Mas este, por sua vez, achou que ambos os tópicos poderiam ser mantidos por abordarem o mesmo assunto mas por pontos de vista diferentes.

E o ato foi se desenrolando.

O assunto foi debatido até quase exaustivamente. E disto, surgiram as sempre presentes ramificações e divergências sobre o mesmo. Incluindo a legitimidade deste moderador.

O mesmo se retratou, seu chefe anunciou que providências seriam tomadas (mas não quais, nem como ou mesmo quando), e mais uma vez o ponto-chave das respostas foi tratado como sendo as desistências.

Após isto, tive de me ausentar para assistir às minhas aulas, e dei como momentaneamente satisfatória a posição apresentada à nós.

Contudo, neste interím o qual estava ausente, outro de meus companheiros de representação (Nemoh) voltou a abordar o assunto, por provavelmente não ter considerado suficiente nem transparente as respostas dadas.

Este novo tópico também fôra fechado (em minha opinião, até justamente - com suas devidas ressalvas). Mas mais uma vez, as respostas não foram totalmente entregues!

Ao contrário disto: foi feito um "evento surpresa", o qual agora nada me faz mudar de opinião que tenha sido gerado justamente para desviar a atenção de todos!

Posso sim estar errado. Mas só saberei se estes eventos perdurarem devido à época festiva à qual nos encontramos, e isto se não houver nem mesmo o menor sinal de que opiniões semelhantes à minha tenham gerado tal situação!

Pois a política "pane et circe" pode ter funcionado na Roma antiga. Hoje os tempos são outros!


Sem mais, e agradeço aqueles que têm/tiveram paciência de ler mais esta minha "bíblia".

5 comentários:

Anônimo disse...

Realmente não pensei no evento dessa forma...mas vc tem toda a razão

Anônimo disse...

Ol@!

Quando eu li sobre o "evento surpresa" num dos tópicos fechados, pensei da mesma forma (desviar a atenção), afinal eles reconheceram que todos os tópicos citados pelo bixu_lezadu não estavam ali por estar, e foram aumentando de revolta conforme iam sendo fechados. Só que eles não podem esquecer que é graças aos usuários que o PangYa teve essa aceitação aqui no Brasil.

Curioso, né? Um evento surgido do nada em meio a um debate acalorado no fórum.

Abraços! 0625_pangya

Anônimo disse...

Engraçado que agora que tem bug no jogo não fazem manutenção...

Enfim, não vou me prolongar porque sou muito reclamão, mas é muito bom o blog. ;D

Anônimo disse...

é, depois daqueles 3 topicos
(seu,do 0625 e do nemoh) apareceu aquele evento, é, isso nao pode se dizer que foi um evento, 1 hora de pang x2 e xp x2? isso só foi pra acalmar os animos
fazer oque

abraços

Anônimo disse...

Postaram um tópico sobre o evento surpresa (http://forum.pangya.com.br/showthread.php?t=37793). Teve muitos elogios e tal. Só postei dois comentários neste post de forma subentendida em relação a esse evento surpresa curioso, abrindo a última página do post (4ª página), e joguei um "verde" no assunto:

Humm... eu soube desse evento quando já era tarde demais (saí do trabalho às 18hs). Apesar de ser um evento surpresa, eu... bem... sei lá... gostaria de ter uma máquina que me mostrasse os acontecimentos de um outro ponto de vista, tipo:

"E se não tivesse acontecido tal fato, teríamos presenciado o que presenciamos"?


O segundo:

Você estava ontem no fórum, mais precisamente entre 14 e 18 horas?

O que eu quis dizer foi uma espécie de "abafa o caso". Ontei à noite eu comentei isso com um amigo no MSN que acompanhou o fórum à tarde. Enfim não quero mais discutir sobre o tema.


Postei uma terceira vez, mas não tem nada a ver com a questão.

Sem mais. Abraços!

Posts Relacionados com Thumbnails