segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Hoaxes, Spam e outras mentiras na net



Boa tarde à todos.

O assunto de hoje tem haver com toda e qualquer pessoa que utiliza algum meio eletrônico de comunicação para se informar, e até mesmo quem nunca usou. São os Hoaxes, as Mentiras de Internet!

Bonsai Kitten: ver matériaQuem nunca recebeu uma mensagem dizendo que o próprio Windows possui um vírus com íconejdbgmgr.exe: ver matéria de ursinho, indetectável por qualquer anti-vírus que seja? Ou então sobre gatos criados 'envasados' conhecidos como "Bonsai Kitten"? Ou até mesmo uma "corrente de Internet", do tipo "garotinha com câncer receberá uma doação de x centavos por cada pessoa que repassar este e-mail"...

Pois bem! Estes dias atrás recebí um e-mail do meu amigo Vinicius "Ness" Alvarenga contendo mais um desses boatos infundados, desta vez 'alertando das possibilidades de desenvolvimento de câncer devido a ingestão de Fanta-Uva'. Eu, como todo bom cético, antes de acreditar em tal boato, realizei uma pesquisa no Google para apurar a veracidade de tal notícia. E logo ví que era infundada, como muitas outras que já lí! De quebra, encontrei (novamente*) um site que, entre outras coisas, se dedica a combater esse tipo de 'desculturalização'.

"Tá! E é necessário uma publicação exclusiva no blog só pra isso?" - "Sim! O blog é meu, eu escrevo o que quero nele!"
Brincadeirinha!! Na verdade, o motivo do post vai um pouco mais além (como sempre): refletir como isso pode afetar nossas vidas, mais até que podemos imaginar! Como?

Lembro-me de terem me dito sobre essa estória da Fanta-Uva dar câncer há alguns dias... O local: a faculdade onde estudo! "Mas, e daí? Qual o problema?" O problema é que uma faculdade é para ser um reduto de INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO, e não o contrário! E, vejam o detalhe: me disseram, não lí sobre isso! Não era mais algo 'restrito' à Internet.

O que significa que esses boatos têm poder de mudar até mesmo a vida de alguém que sequer use um computador! Alguém como minha mãe, ou seu pai! Já pensaram se algum dia alguém falar para seu avô que viu na Internet algo sobre o remédio que controla a pressão dele causar - por exemplo - tumores no cérebro, e ele acreditar? Consequentemente ele parará de tomar o tal remédio às escondidas e em pouco tempo pode ter um infarto! E se um jornal se propuser a publicar uma destas mensagens duvidosas sem se dar ao trabalho de analisar a veracidade da mesma? Quantas pessoas podem ser afetadas então?
Ou seja, isto é muito mais sério do que parece!

E este é o principal motivo desta publicação: o combate à desinformação! Não sei por quê cargas d'água alguém é capaz de criar um destes boatos. Pode até ser para 'passar um trote' em algum conhecido, 'vingança' contra uma empresa/pessoa/whatevah, facilitar a disseminação de um vírus, ganhos pessoais ilícitos... Enfim, os motivos são tantos quanto a mente humana é capaz de criar. O problema é que isto invariavelmente acarreta em consequências que vão muito além do que é permissível. E quem acredita estar fazendo o bem pode estar até mesmo agindo contra seus próprios princípios. Só porque não questionou a veracidade de algo.

Para finalizar, aconselho que leiam o artigo do site QuatroCantos.com que ensina a discernir entre mensagens verídicas e boatos: http://www.quatrocantos.com/lendas/identifica_pulhas.htm. Aconselho também que incluam em seus links favoritos a lista que o mesmo site mantém de boatos já descobertos: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/index_alfa.htm. Assim, se vocês receberem qualquer mensagem fantástica e de conteúdo duvidoso, terão como averiguar se a mesma já é um boato conhecido ou não (se não for catalogada no site, uma pesquisinha no Google para verificar se as informações procedem não mata ninguém)!


Ass.: Ricardo "Bixu Lezadu" Soares de Oliveira.
Técnico em Administração de Empresas, Técnico em Informática, estudante do curso superior de Tecnólogo em Processamento de Dados, amante de gatos e defensor dos animais em geral, altruísta convicto, e apreciador inveterado de Fanta-Uva. (E cético 'de carteirinha'!!)


NOTA*: Disse que encontrei (entre parênteses, novamente*) o site; mas na verdade já havia descoberto-o antes, há muito tempo atrás. Apenas nunca me dei ao trabalho de adicioná-lo aos meus links favoritos. Preguiça é fogo!

Um comentário:

Cristiano Alves Lima disse...

Faaala Bixu, sou o Shugoa do PangYabr.com

Muito bom esse topico, eh a primeira vez q to visitando o seu blog, gostei bastante...

Bem sobre esse post, acho um absurdo esse tipos de "trotes" como vc disse, muito pais, acabam acreditando no q ser ver pela rede, e as pessoas tbm tem o mau de não pesquisar a fundo a verdade, sai contando pra todo mundo, e todo mundo acaba acreditando e vai acrescentando mais coisa, pois brasileiro eh assim, gosta de ficar aumentado as coisas.... e isso me lembra a um teoria bastante conhecida:

"O pequeno bater das asas de uma borboleta, pode provocar um furacão do outro lado do mundo"

Teoria do Caos


É isso q acontece com essas mensagens q rolam na rede, e como brasileiro demora a aprender, essa situação vai continuar assim por muito tempo



P.S.: To te add no meu blog ^^'

Posts Relacionados com Thumbnails