sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Sobre a LuG do Brasil



Publicação "rápida", pois hoje tive aulas nos períodos da tarde e da noite, e agora estou de saída para a única festa que faço questão de ir em todo o semestre (Cervejada da FATEC). A próxima certamente tratará do assunto que prometí na última postagem, e deve acontecer amanhã ou depois. Prometo!


Bem, em meu escasso tempo livre de hoje, visitei rapidamente o Blog do Maskito e o HotSite do Perfect World. O primeiro costumo visitar sempre, pois estou aguardando o período "Free2Play" do RF Online Brasileiro, e não há lugar melhor que o blog de um dos principais responsáveis pelo jogo para coletar notícias nesse sentido - além de poder me manifestar sobre algumas coisas acerca deste grande jogo. Já o segundo é mais por curiosidade: estou esperando ser chamado para a fase Closed Beta também deste jogo ou o simples início do mesmo (que será gratuito desde o seu início).

Panorama: Eis que vejo uma pequena "curiosidade" no site do PW, e resolvo me manifestar no blog do Maskito, uma vez que é uma crítica sobre a empresa mantenedora/representante em sí (a LevelUpGames do Brasil) de ambos os jogos no nosso país (além de muitos outros), e para qual meu 'amigo' Maskito trabalha. E nisto houve uma discussão muito agradável sobre os rumos do entretenimento online no país. A qual, na minha modesta opinião, se mostrou muito mais útil que se eu ficasse falando sozinho aqui por horas e horas à fio!

Sem mais, e com a devida permissão dos envolvidos, vou transcrever esta discussão aqui (no maior Ctrl+C - Ctr+V):

Por Bixu Lezadu (original):

"Olá Frank! Como "prometido", hoje tô vindo pra "pregar o pau" na empresa. Ou seja, é mais direcionado ao Maskito e ao Lucifer (se bem que este último aparentemente nem dá as caras por aqui), mas acho que você pode ajudar!

Acabei de entrar no HotSite do PW, e dei de cara com um link para um formulário de inscrição em equipeS de de Beta-Testers, como pode-se ver aqui, para a notícia original, e aqui, para o formulário propriamente dito.

Qual o problema disto? Bem... É visível que o atendimento público da empresa já se encontra seriamente deficiente. As reclamações são muitas e podem ser vistas em diversos lugares (inclusive aqui no blog). E isto não apenas com o RF, mas até mesmo com o produto "principal", que é o Rag (sei disto pois minhas duas irmãs jogam no bRO, e há diversas pessoas do clã delas deixando de jogar por encontrarem problemas das mais variadas espécies - hack, bugs, pagamentos que demoram em ser processados, etc. - e não serem devidamente atendidos).

O fato é que: visivelmente a empresa vêm se preocupando mais com a quantidade que com a qualidade dos produtos oferecidos, e logo chegará a um ponto onde não conseguirá gerenciar tantos produtos simultaneamente (na verdade, isto já está ocorrendo)! Em detrimento, sua clientela irá cair (JÁ ESTÁ caindo), enquanto os custos operacionais só aumentam a cada novo jogo implementado. Se analisarmos o "caso UNO Games", que só possuía UM jogo (PangYa) e seu súbito fechamento causou um grande estrago na imagem brasileira tocante à jogos online, imagine a catástrofe que nos abateria se o mesmo acontecesse com a LuG que, por sua vez, gerencia DEZ JOGOS no país!

Isto certamente marcaria o fim do entretenimento online aqui!

Portanto, peço para que repassem isto à superiores. Para endossar a análise, saibam que já sou formado Técnico em Administração de Empresas pelo Centro "Paula Souza" (ETec's), além de já ter trabalhado como Assistente de Marketing em uma pequena empresa (a qual me reservo a não divulgar o nome). E, temos que admitir que devamos desejar o bem da LuG, pois caso a mesma venha a falir, certamente não será a única prejudicada no processo.

Grato pela atenção,
Ricardo "Bixu Lezadu" Soares de Oliveira."

5 de Outubro de 2007 12:55


Por Jonas:

@Bixo lezado

"Isto certamente marcaria o fim do entretenimento online aqui!"

Sim, seria uma grande perda para o mundo MMO, porem tem de ser levado em conta, o serviço da LUG acaba estragando o jogo (pois nosso RP depende tb de um bom suporte *não deixando q os BUGs estragem o RP*)
Assim não sei se a falencia da LUG (q naum ira acontecer por pior q a LUG seja, pois ela se atira na frente pegando os melhores jogos, assim trasendo mais clientes q depois fogem e voltam no proximo jogo q elas trouxerem =/) poderia na verdade mudar o rumo dos MMO no brasil, fazendo com q empresas q gerencie os jogos tenham chance.

LUG tah chegando com PW, vai trazer ainda Rag2 e Granado espada, eu preferia bem mais esses jogos nas mãos de um outra empresa q desse atendimento melhor, e gerenciasse melhor o jogo. Soh q isso naum acontece jah q a LUG domina o mercado e portanto consegue o capital necessario para se trazer os jogos antes de uma concorrente (tenho certeza q nem todo o capital da LUG eh da propria LUG, e sim provavelmente de investidores q poderiam investir em outra empresa para trazer o mesmo jogo)
Mercado no brasil tah começando agora, LUG foi pioneira, com um serviço nada satisfatorio, as concorrentes estaum começando a aparecer, nenhuma q ameace diretamente, mas estaum ai pra incomodar.

Bom eu diria q a LUG eh uma sangue suga de MMO, tras o jogo, gerencia mal seus produtos ateh q ele naum de tanto lucro e tras um outro jogo e assim vai...

5 de Outubro de 2007 15:02


Por Bixu Lezadu (original):

@Jonas:

O ponto crucial é justamente esse que você citou, da empresa "se atirar na frente" de todos os jogos que aparecem.

Caso isso continue a ocorrer, logo terá que se cancelar um ou mais jogos que dêem menor rentabilidade, em virtude de ter condições de manter outros supostamente mais lucrativos. Você mesmo afirma que a empresa está trazendo, agora, Rag2 e GE. Em breve, alguém terá de ser "eliminado", uma vez que a intenção destes é aumentar os ganhos da empresa. Assim, está sendo lançada a sorte: quem será o "retardatário" à ser separado da "manada"?

Claro que a LuG conta com investimentos de terceiros. Mesmo que eu não saia do campo das suposições, deve-se assumir que ela conta, ao menos, com as LuG's de outros países. E, da mesma forma que os "jogos retardatários" podem ser excluídos, uma LuG RETARDATÁRIA também pode ser eliminada! Pois é visível que se trata de uma espécie de franquia e/ou filial, e este tipo de comércio têm regras e metas a serem cumpridas (aqui mesmo onde moro abriu uma filial da 'Casas Bahia', que não durou 3 meses funcionando por não atingir essas metas e regras)!

Agora, analizando-se os pontos pendentes, caso um dos jogos da empresa seja cortado do seu quadro ativo, isto repercutirá no campo em questão: se o jogo for um MMO de ação em plataforma com temática medieval (Ex.: GrandChase), logo a cúpula do entretenimento online pensará duas vezes antes de implementar outro jogo neste estilo aqui; uma vez que se supõe que 'se um não deu certo, é pelo nicho de mercado não se interessar pelo produto'. Trocando em miúdos, isto significa que ficaríamos "orfãos" de qualquer outro jogo no estilo citado acima.

Por outro lado, caso a uma empresa de jogos online venha a fechar (como já aconteceu; por isto citei a UNO Games anteriormente), haverá um concenso geral de que o entretenimento online em sí não é lucrativo no país. Caso isto aconteça com uma empresa com VÁRIOS jogos online, este consenso passará de uma mera concepção para FATO CONCRETO!

Aliás, a própria postura assumida pela LuG já está "manchando" nossa imagem lá fora: outras empresas já estão admitindo que, no nosso país, os ganhos não compensam a implementação de uma alta qualidade de manutenção e suporte em um jogo online. Caso toda esta burocracia causada pela (vejam só!) CCR em relação ao Merge tenha sido verdadeira, só serve para provar este acontecimento! E, para piorar, o próprio pioneirismo e liderança (a.k.a.: MONOPÓLIO) de mercado por parte da LuG no Brasil aumentam ainda mais o peso disto tudo!

E é justamente AÍ onde reside meu maior medo!

5 de Outubro de 2007 15:57


Por Pedro:

não li muito, só até onde vc falou de nicho de mercado.

não se preocupe quanto a esse ponto de "ah, se falir um medieval, ninguém mais vai querer implementar um medieval aqui", vá por mim, isso é MUUUUUUUUITO relativo. principalmente no brasil, onde se tem uma população IMENSA de clientes pagantes com so gostos mais variados o possível. antigamente se pensava dessa maneira: "ah, um não foi, esse não presta", hoje em dia a política é: "opa! aquele mmo faliu, abriu uma porta de nicho pra mim!", pelo menos na maõ de GRANDES marketeiros, pois o mundo hoje aprendeu que, qualquer idéia bem executada pode ser bem sucedida.

vou terminar um post com uma historinha:

uma indústria de capatos resolveu por uma loja em Tonga, mas antes mandou dois funcionários analisar as oportunidades de mercado.

o primeiro - mais pessimista - voltou com o relatório: "chefe, é FRIA! NINGUÉM lá usa sapatos... será uma fiasco dos grandes."

já o segundo voltou com o seguinte relatório: "chefe! você tem que por uma loja lá o quanto antes! eles não usam sapatos!!"

ou seja, pondo a loja e anunciando bem, a loja vai vender horrores.

e é isso meus pimpolhos.
*fecha o livrão empoeirado de histórias morais.

5 de Outubro de 2007 16:15


Por Frank:

Pessoas, leiam os post inteiros, por favor. São muito bem escritos, de conteúdo contreto e argumentativo. Isso serve de exemplo para todos que querem criticar alguém ou alguma coisa.

Boombt, os Herodianos não são a nova raça do Episódio 2. O Metheora estava profundamente enganado quando disse isso.

A nova raça é uma raça de Elfos "Azuis". Assim que terminar um artigo sobre isso irei postar aqui.

Aguardem!!

5 de Outubro de 2007 16:35


Por Bixu Lezadu (original):

@Pedro:

Entendo seu ponto de vista! E, realmente, é muito válido - embora NEM SEMPRE o seja! Tudo depende das circunbstâncias... (Pô! Sou formado em Adm! Tenho obrigação em saber dessas coisas! ~_~')

Mas devemos pensar, ao menos, nos próprios jogos que forem fechados: ESTES, certamente, não voltarão mais para cá! E, como a LuG tem se empenhado em trazer OS MELHORES JOGOS, aí já viu, né?!?

Se quiser comprovar por sí mesmo, veja o caso do PangYa, que já citei por diversas vezes aqui. Não volta mais, nem com a tentativa de abaixo-assinado que sua "ex"-comunidade está fazendo... E é um ótimo jogo para ter sido desperdiçado desta maneira! Complicado, né?!?

5 de Outubro de 2007 16:37


Por Jonas:

Um comentario meu naum taum argumentado, mas q quero me expressar =P

naum sei oq eh melhor, LUG continuar viva trazendo os MMO pra ca do jeito q tras ou falir de vez e deixar q ao menos os proximos MMO venham com outra empresa (com certeza o mercado naum vai fechar, as portas se abriram e o dinheiro circula no mundo se mutiplicando a cada mao q passa, mas como o "bixo" falo eh de certeza q um jogo falido naum volta, pode voltar um parecido, mas o mesmo naum, memso pq ateh ee ser novamente implementado estara muito ultrapassado)

E aproveitando o assunto de mercado de MMO, sou de SC e tem um projeto q tah bem conhecido, ainda naum saiu mas esta sendo desenvolvido a bastante tempo *jah q sitaram EVE antes, esse eh um jogo no mesmo estilo ^^*
TAIKODOM, creio q naum seja o estilo de muitos aqui *assim como EVE* mas acho bastante interessante pois eh um jogo q esta sendo desenvolvido aqui no brasil (mais especificamente na cidade onde moro, florianopolis) e o jogo esta ficando com uma cara muito boa e uma engine grafica de jogo grande.
Cito ele pois assim como a LUG foi pioneira trazendo MMO, na minha opnião este eh tb um jogo q vai marca o mundo de MMO no brasil na area de desenvolvimento.

Segue o link, pra qm quiser conhecer o projeto:
CLIQUE AQUI

5 de Outubro de 2007 17:20


Por Pedro:
vou dar uma checada nesse site depois =p~

um coisa que a lug já falou até que é saudável é concorrência... ela estimula as empresas a darem um melhor serviço para se ter sucesso... um mercado sem concorrentes é uma das piores coisas que existem =x

pois é, vc tb tá certo... pode ser que não, mas como eu tinha dito, é totalmente relativo mesmo. Acho que o pangya possa voltar um dia. É só uma empresa ter uma boa idéia e um~bom planejamento. Apesar de que isso deve ser difícil, pois golfe e brasil não se combinam =x

5 de Outubro de 2007 17:46


Por Frank:

Jonas, escreva um artigo sobre este jogo, mande no meu e-mail com algumas imagens anexas, e com a autorização do Maskito, eu posto aqui no blog.

Jogos novos são bem vindos. Sendo nacional, serão muito bem vindos!! Dou o maior apóio a este novo projeto.

5 de Outubro de 2007 18:03


Por Bixu Lezadu (original):

O debate de idéias foi muito bom gente! Gostaria de pedir a permissão aos demais envolvidos (além de mim) de postar uma transcrição da mesma em meu blog assim que possível (estou na faculdade no momento, e jajá tenho prova!)...

Vocês autorizam? (em especial: Pedro, Jonas, e Frank...)

5 de Outubro de 2007 19:26


Por Jonas:

Falto eu comenta algo, na verdade jah tinha falado, mas a conversa aqui tah boa e acho justo comentar aqui tb, naum falei ante pq tah ficando longo esses comentarios, ai fica dificil...

Ah um caminho q os MMORPG estaum tomando e q vai bater de frente com o comportamento da LUG. Os jogos nosvos de MMORPG estaum vindo com F2P, de certa maneira isso tras vantagem pra empresa, pois ateh onde sei isso tah aumentando o lucro das empresas, pois aqueles q gastariam 20 em mensalidade acabam gastando um pouco mais, aqules q naum pagariam os 20 pra jogar acabam gastando 5, e por ai vai. Eh certo q o gasto com o server aumenta tb, mas amigo chama amigo e isso acaba conpensando.
Algo muito importante eh q F2P acaba com os servers piratas, pq se for pra jogar de graça num oficial ou num private qual vc prefere? e privados com certeza tem sistemas q beneficiam bem mais qm paga do q num server oficial

O q isso tem a ver com a LUG? bom em um server F2P vc soh vai pagar se estiver a fim, e com certeza a qualidade do serviço ira influenciar no quanto vc vai gastar, seja pelo pensamento "naum vou dar lucro a uma empresa q naum administra bem meu jogo" ou pelo pensamento inconciente de naum gastar tanto em um jogo q naum vai taum bem das pernas
Uma revisão nos serviços da LUG acabara se tornando algo ainda mais importante (pra questaum vinanceira para a LUG, eh fato q a LUG eh uma empresa e visa o lucro assim como qq outra, nenhuma empresa da mesma area da LUG eh beneficente)

Os jogos F2P estaum vindo, Pw, RF episodio 2... veremos como a LUG irá se comportar... Espero q os jogadores façam uso dessa ferramenta de poder se manifestar naum dando lucro a qm naum merece e mesmo assim podendo disfrutar do seu jogo!

@Bixu Lezadu
tudo bem, se achar util =p
fica a vontade pra usar qq coisa q falei

@Frank
Vou ver oq consigo, jogo jah tem bastante reportagens e tals, e uns bons videos no proprio site deles

@Falleon
o jogo esta em um betha bem longo por assim dizer, a provisão eh para março do ano q vem, naum sei se sai
eles querem fazer um bom trabalho e por isso taum demorando bastante
Depois de refazer por completo o jogo eles estaum agora com um planejamento de fazer beta de 0,1 em 0,1, cada um contemplando um paço do jogo e no fim ter o jogo completo. Qm quiser ajudar eles tb pode, naum sei como conseguir a conta beta, mas deem uma olhada lah, quanto mais gente pra testar bugs melhro pra eles, creio eu.

5 de Outubro de 2007 20:24

Sem mais, fico por aqui, e até a próxima publicação!

PS: Putz! Ficou GRANDE! Contudo, acho que foi a que levei menos tempo para publicar, ao menos desde que abrí a página de postagem (aqui no meu blog... xD)

Um comentário:

Unknown disse...

Legal ^^
ficou bastante extenso mesmo, jah q era um "bate-papo" q acabou virando um "artigo", mas foi bom para o registro do mesmo, com certeza logo esses comentarios ficam bem escondidos com o passar dos posts novos

Posts Relacionados com Thumbnails