domingo, 8 de agosto de 2010

Esp. Eleições 2010 - Ed nº1, Presidentes



Ou "Em QUÊ isso afeta minha vida?"

Candidato perfeito? Não sei se tem...
Eleições... Ôh, coisa boa! Um monte de gente escrota, falando que vai tornar o país o melhor lugar do mundo, blablabláh... E o que isso tem a ver com um gamer?

Se você pensa que nada, tá muito enganado, meu caro! Afinal, é esse bando de 'attention whore' que vai definir muita coisa na sua vida pelos próximos anos. Como, por exemplo, desde o preço dos seus jogos favoritos, a até mesmo se você pode conseguir seus jogos favoritos - seja baixando-os da net, ou tendo que decidir entre eles e seu almoço de amanhã!

Então, que tal dar uma pensada sobre o assunto antes de simplesmente deixar a coisa "passar batida"? E antes de passar mais MEIA DÉCADA xingando gente por algo de sua própria responsabilidade?


Antes de mais nada, que tal dar uma analisada nos candidatos "disponíveis" (entre aspas pois, de acordo com a própria página do TSE no momento, metade dos nove candidatos ainda não tiveram suas candidaturas aprovadas!), pelo menos os principais? Se você já tiver sua opinião formada, pode pular o spoiler (mas ainda aconselharia a dar uma lida); senão, basta clicar no botão:


  


  • Branco/Nulo:
Por último, mas não menos importante, o "candidato" preferido dos "anarquistas revoltados anti-eleições" de carteirinha - o voto em nulo.
Aí muitos me perguntarão porquê eu o coloquei junto com o voto em branco, "se uma eleição onde mais de 50% dos votos anulados deve ser refeita"... Simples: desde 1998, com o advento da urna eletrônica, o voto nulo tem EXATAMENTE o mesmo valor de um voto em branco; e os tais "votos anulados" aos quais a legislação se refere são aqueles que foram ADULTERADOS numa apuração ilícita!
Akuma? Meu bom e velho "amigo" QuatroCantos responde! ^^
Ou seja: ainda mais depois dessa, não passa de mera BOATARIA! Mesmo que hajam apenas TRÊS VOTOS em toda a eleição, e isso seja suficiente para eleger um ganhador - por mais ridículo que possa parecer - isso ainda concretiza o processo eleitoral...


O "pobrema" é que não há para onde escapar: esses caras farão DE TUDO para ganharem; e para quê? Só para que banquemos suas viagens internacionais e regalias de cartões corporativos. Isso sem contar as promessas: hoje todo candidato elogia e promete apoio ao projeto Jogo Justo? Esperem pra ver até depois das eleições...
(Lembrando, ainda, que mesmo que percam as eleições, TODO candidato à presidência não-eleito ainda permanece no governo, como Senador, por "deshonra ao mérito")


Aí, meu caro amigo gamer, você me pergunta: "E o Kiko... Kiko posso fazer sobre isso?"

É... A coisa, dessa vez, não está tão fácil...

Claro: pode ser quem fôr desses pastéis acima citados, muito provavelmente não fará tanta diferença em nossas vidas. Afinal, não são eles quem manda no país, mas sim as "putas velhas" que - entra governo sai governo - continuam alí, firme e fortes e mumificadas. Se você reclama de "família Rori" e "família Restart", nem queira saber da família Sarney ou da família ACM! Se vocês pensam que o Lula governou de fato por dois mandatos consecutivos, com esses caras fungando no cangote, é melhor reverem seus conceitos...

Pra finalizar essa matéria especial sobre eleições (haverão mais, mas tenham calma), deixo para vocês uma idéia mutcholoka e utópica para protesto eleitoral - mas ainda assim, válida, ainda mais depois da desvirtualização do voto nulo (conforme acima):
Que tal se, já que não podemos mais mostrar nossos protestos - tentando eleger macacos e/ou rinocerontes -  nós "bagunçássemos" o processo eleitoral, forçando de alguma forma com que todos os candidatos tivessem um empate técnico?
Difícil, sim, mas imaginem a saia-justa: não poder declarar um vencedor porque TODOS os candidatos têm o mesmo "nível de preferência" perante a população?


PS's, Observações, Considerações Finais:
  • Deixei o "candidato" Voto Branco/Nulo de fora do spoiler de propósito: UM dos motivos deste artigo é tentar combater esta confusão sobre tal tipo de protesto - o qual foi totalmente inutilizado perante as legislações eletivas mais recentes. Culpa de quem?
  • Galera, se gostaram do artigo, colaborem: utilizem as ferramentas de interação que estou disponibilizando no site - ranqueamento, reações, divulgação, postagem de comentários... Se não gostaram, usem TAMBÉM! Afinal, como vou saber o quê vocês querem que eu aborde? Por telepatia? Não sou o Prof. Chico Xavier! ¬¬*
  • Viajo no próximo final de semana para prestar um concurso público - então há a possibilidade de uma ausência de postagens nos próximos dias. Vou tentar programar alguma coisa pelo próprio mecanismo do blog, mas não posso prometer nada! =X

Um comentário:

Aeris disse...

Mais um ano de eleições, e sabemos exatamente COMO isso vai acabar. Os piores candidatos serão eleitos e tudo continuará a mesma porcaria.

Por quê?
Resultado de uma miríade de fatores: 1/3 da população brasileira é analfabeta funcional. Como achar que analfabeto funcionar vai ter noções mínimas dos meandros e das sutilezas políticas que permeiam todo o processo eleitoral? Na maioria eles querem saber quem vai botar asfalto na rua ou dinheirinho no bolso deles. É por isso que eu acho tão desonestas politicamente certas medidas sociais do governo atual, que basicamente fazem distribuição de dinheiro. Dinheiro fácil na mão, quem não quer (e brasileiro, infelizmente, por uma questão cultural, quer mais ainda)? E assim vão se consolidando no poder, mais como resultado de pragmatismo da massa sem consciência política do que de uma efetiva reflexão social.

Há também o fator cultural. A "Lei de Gérson". Brasileiro quer sempre ser o espertinho. Os políticos não são exceção. A gente critica, mas a verdade é que a MAIORIA dos brasileiros, se tivesse a mesma oportunidade que aqueles que detém o poder, também roubaria e usaria a máquina pública em proveito próprio. As pessoas que não são assim - que são uma minoria, embora uma minoria relativamente numerosa - acabam se desiludindo com a política e considerando essa forma degenerada e imoral de lidar com a coisa pública que existe neste país como o próprio conceito de política em si. Tipo "ah política não presta, são todos safados". NÃO! Política é o único meio pelo qual podemos mudar algo profundamente, de verdade. ESSA política que é safada. E ela é mantida pelo desinteresse das pessoas que têm algum grau de discernimento.

Ou seja, a massa de manobra vota mal porque não é capaz de votar de outra forma. A parcela consciente politicamente da população vota de qualquer jeito porque está desiludida com a política, mas não vê que está nas mãos dela mudar algo.

Ao invés de dar de ombros para esta eleição, PENSE no que você pode fazer pelo seu país votando em alguém que talvez valha a pena. Mesmo que no final ele não corresponda às suas expectativas, ao menos você fez a sua parte como cidadão e escolheu, de coração, alguém que você julgou útil para o seu país.

VOTEM DIREITO E COM CONSCIÊNCIA.

Posts Relacionados com Thumbnails