quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ciclo de vida de um MMO



Ou: "É O FIM DO MUNDO OMFG ROFLOLMAO!!1!shiftone! (virtual)"

Legenda nada a ver para imagem menos ainda...
Recentemente constatei que muitos dos acessos ao site gerados por pesquisas referiam às seguintes palavras-chave: "Cadastro + eXteel". Fui averiguar no site da produtora do jogo (o qual tive o prazer de ser um dos primeiros sites a produzir um review sobre), e notei que haviam alterado o layout do site, "ocultando" a referência para ele...

Diante disto, pensei: "Pôxa! Brasileiro não pode ser TÃO burro assim, né?!? ~_~' ". Mas eis que ontem VOLTO ao site, e me deparo com "a fatídica carta" de fechamento. Aí pensei, porquê não criar um artigo sobre isso?


Reação típica dos jogadores ao saberem do
encerramento de seu jogo preferido.
Muitos jogadores (e até usuários "normais" de internet, com o fim de algum serviço) já passaram por situação parecida antes... Até mesmo este site já foi afetado por algo assim, quando houve o fechamento do servidor nacional de PangYa! e, antes, em servidores piratas privates (FenixRO).

No caso de privates em particular, tal acontecimento é até normal: uma vez que são mantidos por pessoas "comuns" - ignorantes de boas práticas de administração e gerenciamento, e ainda por cima atreladas à possíveis deficiências provenientes dos recursos utilizados (bugs ou atrasos no desenvolvimento do emulador, hosting de má-qualidade, falta de verbas) - é consenso geral de que cedo ou tarde sua diversão será "interrompida" pelo fechamento do servidor, tendo que iniciar tuuudo de novo em outro lugar... Por outro lado é justamente os privates que podem garantir que você continue curtindo seu jogo preferido quando o servidor oficial vier a fechar - caso, por exemplo, do jogo Phantasy Star Online (tanto a versão original quanto a seqüência Blue Burst), que foi "ressuscitado" por uma equipe de renomados cheaters dos servidores oficiais, resultando no SchtServ.com. (Há algo semelhante em relação ao PSU, mas ainda muito "crú".)

Mas, e quando O servidor oficial fecha? E pior: não há privates do jogo em questão?

Em alguns casos, até dá pra entender. Se o jogo não foi bem elaborado, ou então ficou muito "xôxo" e atraiu poucos adeptos, vá lá. Mesmo com casos como o Tíbia - afinal, tem louco pra tudo - é compreensível que um jogo não agrade; foi o caso do Tabula Rasa. Mas se o jogo É agradável, bem feito, e tem um ou mais diferenciais, como é (ou era) o caso do eXteel ou do RF Online (que se encontra precariamente na "corda-bamba"), então só se pode concluir que a responsabilidade seja da produtora/distribuidora! Afinal, o que mais diferencia tais jogos de um MU Online ou um Ragnarok, por exemplo? Ou então de um Ultima Online ou um Tibia, que "estão na estrada" há praticamente QUINZE ANOS?

Porra! Até mesmo EVERQUEST, o primeiro MMO-RPG da história, ainda tá funcionando!

Claro que há casos, e casos: o próprio PangYa! já passou de mãos em diversas de suas localizações; e vez por outra um jogo é relançado com um novo nome para evitar complicações, inclusive legais - caso este do SpaceCowboy Online, agora sob a alcunha de AirRivals.

Mas única conclusão possível é a que tive quando o antigo Albatross18 fechou, junto de muitos outros jogadores: a de que tais empresas não passam de "gafanhotos virtuais", que simplesmente obtém um determinado jogo/produto para sugar-lhes tudo que for possível, sem pensar nas conseqüências posteriores... 

Continua...


PS's, Observações, Considerações finais:

  • Sim! Este artigo tá atrasado... coisa de UMA SEMANA! Preguiça PWNZ! Além disso, estou vendo uns outros projetos aí...
  • Sobre os próximos artigos, pretendo desenvolver mais material sobre jogos em particular - inclusive sobre o Phantasy Star Online, e seu servidor "alternativo". O problema é que, pra ser sincero, não tenho jogado NADA - seja por falta de tempo, recursos, dedicação à projetos paralelos, ou até mesmo pra postar aqui. 
  • Por falar em postar matérias relacionadas estritamente a jogos, tô resgatando a convenção de usar perfis diferenciados pra isso, como podem ver nessa postagem.
  • E por falar em matérias específicas sobre games, fica a provocação para vocês se manifestarem: devo atualizar os artigos já feitos? Apagá-los? Deixar como estão? O do Space Cowboy mesmo já perdeu quase toda a "mídia" que continha...

Nenhum comentário:

Posts Relacionados com Thumbnails