quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Space Cowboy Online - Seja você também um Cowboy do espaço



Nota: Este texto foi escrito por mim para participar do processo seletivo de novos redatores do BlogdoMaskito.com. Estou publicando-o também no meu blog pois o mesmo foi minha 'plataforma de trabalho' para o resultado final.

Olá leitores do BlogdoMaskito.com!
Space Cowboy Online
Sou um dos candidatos a futuro redator do blog, e o jogo que escolhi para lhes apresentar é o Space Cowboy Online: http://sco.gpotato.com
Sobre o Space Cowboy Online
Space Cowboy Online – ou simplesmente SCO – é um MMO/FPS produzido pela Masang Soft, e distribuído no ocidente desde Maio de 2006 pela GPotato, a mesma empresa que mantém outros grandes clássicos como FlyFF e Rappelz. Sua temática é voltada para combates aero-espaciais em naves, e tem como grande característica o dinamismo e o enfoque no PvP.
Space Cowboy Online
A história de SCO se passa no planeta Phillon, de localização desconhecida. A humanidade chegou neste planeta há cerca de meio século (por um motivo também desconhecido), e se dividiu em duas facções – Deca (que chegaram primeiro) e Vatallus – que se separaram para melhor colonizar seu novo lar, cada uma ocupando um hemisfério do planeta. Com o passar dos tempos a aquisição de energia e recursos começou a se tornar escassa e monopolizada por pequenos grupos em cada uma destas facções. Grupos estes que passaram a liderar a respectiva facção onde se encontrava, e viam o território da outra facção como fonte em potencial de matéria-prima.

Com isso se iniciaram guerras civis e cada facção decidiu elevar seu status à nação para que o caos não se instaurasse completamente. Eis que surgiam então as nações de Bygeniou City Union (B.C.U.) – composta principalmente de Decas reminiscentes da destruição da cidade de Bark, localizada ao sul - e Anti-Nationalist Influence United (A.N.I.) – integrada por aqueles Vatallus que viviam ao norte, e por sua vez se julgavam menos favorecidos com a porção de terra que lhes cabia, a qual aparentemente carecia mais de recursos que aquelas onde estavam seus rivais.

Características:
Algo que poderia ser citado como “marca-registrada” de SCO é seu dinamismo: este é, definitivamente, um jogo onde não se pode ficar parado! Todo o mecanismo e plano de fundo do mesmo fazem com que você, enquanto logado, esteja sempre fazendo algo. Para se ter idéia, não é possível nem mesmo parar onde você está simplesmente largando os controles: para tanto você tem que executar um comando próprio, ou certamente algo ruim lhe acontecerá (exceto se você se encontrar na proteção da sua cidade-natal)!

A evolução do personagem, aliás, é bem rápida, mesmo para aqueles que estão acostumados com as altas “rates” de servidores privados de outros jogos. Aliando-se isto às missões que se abrem a cada nível alcançado, você rapidamente chega num patamar onde já pode lutar contra outros jogadores sem nem sentir!

Por falar em evolução, o desenvolvimento do seu personagem segue o padrão “PPL” (Points Per Level) comum na maioria dos jogos online de hoje em dia. Porém, o diferencial aí é que cada nave tem seus atributos ‘favorecidos’ e ‘desfavorecidos’, o que significa que um ponto gasto no atributo X de uma nave o aumentará mais que se gasto no atributo Y, e isso muda a cada modelo de nave.
Criação de Personagens
A criação de personagens é bem simplificada: você escolhe entre 8 avatares (quatro masculinos, e suas respectivas “versões femininas" – independente do sexo informado na criação da conta), e a nave que deseja usar, cada uma focada em uma utilidade própria dentro do jogo:
  • B-Gear: Clique para ver a info completa no site (B-Gear) – A nave mais equilibrada do jogo, e indicada para iniciantes, foi originalmente desenvolvida para combates Ar-Terra, contando principalmente com habilidades de ataque à alvos terrestres e armamento pesado. Contudo, devido à sua versatilidade de equipamentos e atributos (é a única onde cada ponto gasto resulta em três níveis de atributo, independente de em qual é gasto), se faz uma ‘coringa’ dentro do jogo.
  • I-Gear: Clique para ver a info completa no site (I-Gear) – É uma nave desenvolvida para rápida e precisa eliminação dos alvos, e voltada para combate Ar-Ar. Possui agilidade, poder-de-fogo e habilidades capazes de destruir o inimigo com apenas um ou dois disparos, mas este modelo abre mão de maiores proteções para atingir seu objetivo. Ideal para aqueles que se saem melhor em missões de ataque rápido e massivo.
  • A-Gear: Clique para ver a info completa no site (A-Gear) – A nave mais resistente de todo o jogo, foi projetada para combates Terra-Ar. Engana-se quem a julga por seu tamanho e falta de agilidade: por ser a única capaz de combater à partir do solo, somado ao seu grande poder de defesa e ataque, pode valer por uma formação inteira de outras naves. Seu grande problema é a inflexibilidade de seus ataques, restringindo-se apenas àquilo que estiver na sua frente. Perfeita para jogadores que não temem o perigo.
  • M-Gear: Clique para ver a info completa no site (M-Gear) – Uma nave planejada para suporte, e que não visa o combate corporal, mas sim o apoio aos combatentes de linha-de-frente. Suas habilidades incluem a Cura (WTF?!?) e os ‘Buffs’ (@_@’) de seus aliados. E sim! Você leu certo: esta nave seria o equivalente ao Clérigo ou ao Sacerdote da fantasia medieval. Claro que sem perder o charme ‘high-tech’ do jogo! Própria para quem se diverte ajudando seus companheiros.

Os equipamentos seguem a linha que é de se esperar em um jogo de naves, embora com alguns extras que podem fazer a diferença: metralhadoras e rifles (armas primárias), mísseis e torpedos (armas secundárias), armaduras (o corpo da nave em si), motores (afetam a velocidade), radares (afetam no alcance das armas), Hard Drives (o “núcleo” de funcionamento – adiciona níveis às características do personagem), e extras, como geradores de escudo ou tanques extras de combustível. Em particular as armas e armaduras podem ser melhoradas com níveis de “enchant” (cuidado aqui, pois após um certo nível há chances de falha, e até mesmo perda do equipamento a ser “encantado”), e as armas ainda podem receber “prefixos” e “sufixos”, de modo à torná-las raras e com ainda mais recursos de acordo com seu nome final.
Outro ponto a se ressaltar é que o equipamento disponível à venda nas lojas atende apenas até certo nível, e equipamentos mais avançados só podem ser obtidos ao matar monstros ou usando minérios para fabricá-los (assim como no RF Online). Há ainda as habilidades, que têm que ser compradas em um NPC específico a cada nível disponibilizado pela progressão do personagem. Algumas ainda pedem outros pré-requisitos, como um “card” de acesso às mesmas, que só é obtido ‘dropando’ ou comprando-se de outros jogadores.

PvM, PvP, PvN & “outros Pv’s”:

Vídeo demonstrando uma situação de Invasão. Sem som e de apenas dois minutos de duração!

A evolução dos personagens se dá da forma corriqueira, matando “mob’s” de acordo com o nível do mesmo para se receber experiência, itens e dinheiro do jogo. Novamente em comparação com o RF, é possível diferenciar se um mob é adequado ao seu nível pela cor do nome do mesmo, que vai de vermelho-escuro para monstros muito fortes até azul escuro para os mais fracos (NOTA: se a cor for outra parecida, me perdoem! Sou daltônico! =[), passando pelo branco que é um monstro de nível equivalente ao seu. Além destes, há ainda os mobs com nome em dourado, que seriam versões “mini-boss” dos mobs comuns e com 10x mais vida que os mesmos, e os “Grandes Boss’es”, que precisam de uma equipe inteira para serem derrotados. As recompensas também acompanham este esquema.

Agora, falando de PvP... Ahhh! O PvP! Eis onde você pode mostrar todo o poderio do seu equipamento e sua capacidade de pilotar!Claro que itens mais fortes te dão uma vantagem sobre os outros, mas aqui, se você não for um jogador realmente bom, de pouco adiantarão itens poderosos! Basicamente há três formas de se enfrentar outros jogadores: duelando, por invasão, ou nas guerras.

Duelos são relativamente simples: você convida alguém da sua nação para o mesmo, e ambos medem suas forças assim que o convite for aceito, onde quer que estejam (desde que ambos no mesmo mapa). Também pode-se duelar em formações (partys), mas para tanto, todos os integrantes de ambas as formações devem estar presentes no mesmo mapa (e o líder da formação alvo deve, obviamente, aceitar o duelo feito pelo líder da formação desafiante).

As invasões são mais simples ainda: basta que você vá até um território neutro ou inimigo e, assim que avistar alguém de outra nação, “partir pra porrada”! xD Apenas tome cuidado, pois o inverso também pode acontecer caso você não esteja num canal protegido da sua nação (quando em territórios neutros e inimigos não se pode acessar os canais protegidos). Alguém aí pensou em “Raid”?

Vídeo demonstrando uma MotherShip War. 4:36mins

E por fim, as guerras propriamente ditas: em cada cidade há um painel de pontuação, que se altera a cada jogador da outra nação que for derrotado por alguém da sua nação. A cada vez que uma nação atingir 100.000 pontos de contribuição (NCPs), a Nave-Mãe da nação inimiga “pousa para trazer reforços” a dois mapas de distância da cidade desta nação. Aí é “pega-pra-capar geral”: a Nave-Mãe tem de ser destruída em duas horas. Caso isto aconteça, a nação atacante ganha alguns prêmios como bônus de regeneração, acesso à mapas exclusivos, e 100 NCPs(em caso de defesa vitoriosa, a nação defensora só ganha “o sossego de não ter a outra nação mais forte =P). Há também as guerras por pontos estratégicos – em tempos e mapas aleatoriamente definidos pelo servidor aparece um alvo que deve ser defendido pela nação dona do mapa em questão. Aquela que ganhar esta guerra recebe uma recompensa de 500 NCPs em seu ranking, e seus integrantes que estiverem no mapa em questão receberão, cada um, uma Cápsula de SPI (moeda corrente no jogo), que aberta pode dar de 100k a 300k SPIs.

Ranking: Há três tipos de ranking: o de Duelos (apenas ‘ilustrativo’, sem efeitos práticos), o de Nível (que faz com que o prêmio recebido pela sua ‘cabeça’ valha mais quando abatido por alguém da outra nação), e o de Fama. Este último merece um destaque especial, pois é o que define quem será o próximo Líder de Nação. Para tanto é necessário ainda cumprir mais alguns requisitos – ter mais de 1k NCP, ser líder da brigada (o equivalente ao ‘Clã’ em SCO) com mais Fama (e que tenha, no mínimo, 20 membros), e estar acima do 60º nível. Como Líder, você ainda recebe alguns privilégios durante seu ‘mandato’, como aumento de 10k na defesa (em seus escudos), o poder de invocar a “Happy Hour” (evento de aumento das “rates”) por cinco vezes durante duas horas cada, o direito de mandar mensagens para toda a sua nação e de conversar com o líder da outra nação diretamente (alguém aí pensou em Race Chat ou Talk Jade? =P), entre outros.

Interface, Jogabilidade, Recursos e outras ‘firulas’:
Interface do Jogo
A interface do jogo é bastante amigável e realista, cumprindo satisfatoriamente a missão de fazer o jogador se sentir no cockpit de uma das naves espaciais ali disponíveis. Os comandos também são simples, seguindo o estilo FPS (teclas WASD + mouse) de movimentação. A jogabilidade em si é um espetáculo à parte: os comandos são extremamente sensíveis, respondendo exatamente de acordo com os movimentos do jogador (caso a conexão esteja boa, claro)! Os gráficos são fluídos e bem trabalhados, e somados à velocidade da ação em dados momentos são capazes de fazer com que nos esqueçamos que estamos em um simples jogo de computador, devido ao nível de perfeição que o jogo mantém. Os efeitos sonoros também são extremamente fiéis, e a trilha sonora do jogo foi muito bem escolhida (parece até que as músicas foram tiradas de filmes ‘de verdade’ – vale conferir)!
Controles: Clique para ver em tamanho normal
Um ponto interessante a ressaltar é que os desenvolvedores tentaram ao máximo disponibilizar um ambiente interativo, onde fosse desnecessário sair do jogo enquanto jogando (leia-se Alt+Tab): a ‘independência’ é tal que podemos encontrar até mesmo um sistema de comunicação via voz, no melhor “estilo CS” (Push-to-Talk), e também um MP3 player integrados à própria engine do jogo! Neste ponto só falharam ao não implementar um suporte à playlists (você precisa copiar as músicas desejadas para uma pasta própria, o que gera consumo redundante de espaço em disco), além de faltar o recurso à Joysticks (o que seria utilíssimo num jogo desta categoria)! Para piorar, no caso dos Joysticks o GameGuard recentemente começou a bloquear o uso de Software Remmapers... (NOTA: qualquer hora eu mando uma carta com Antrax pra Inca, que está me impedindo de rodar meus jogos favoritos no Linux só por causa dessa budega de GameGuard, que só pega o que não precisa! ‘¬_¬)

Outro vídeo, este mostrando todos os recursos do jogo. E acreditem: a música faz parte da trilha sonora do mesmo! 1:20mins


Requisitos, Pagamentos, Suporte, etc.:
5Os requisitos do jogo são simples, sendo que qualquer computador “comum” hoje em dia é capaz de rodá-lo:

Sistema Operacional: Windows9x/2000/XP/2003 32-bit e DirectX 9.0 ou superior; Versões 64-bits do Windows (XP/2003) e Windows Vista (qualquer) precisam usar do Modo de Compatibilidade para Windows XP SP2 + privilégios de Administrador. (Tá faltando nosso Linux aí! ò_ó)

Requisitos Mínimos: Pentium 3-1GHz (ou similar), RAM 256MB, Placa de Vídeo aceleradora 3D de 32MB (serve OnBoard).

Configuração Recomendada: Pentium 4-1.7GHz (ou similar), RAM 512MB, Placa de Vídeo aceleradora 3D de 64MB 3D (pelo menos Nvidia GeForce4Ti), Headset.
Nota: Já soube de usuários que conseguiram rodar o jogo em um Pentium 3-600MHz com RAM 176MB e Placa de Vídeo Onboard de 16MB (retirados da RAM). Mas nestes casos o sistema estava TOTALMENTE otimizado para jogos, e as configurações ajustadas para o mínimo utilizável. Portanto não aconselho a tentarem isso em casa!

Cadastro: http://register.gpotato.com/ O login criado é único, e vale para TODOS os jogos mantidos pela empresa.

Client Download: http://38.9...Net_03374.exe ATENÇÃO: O Client disponível na home-page do servidor está defasado, e não atualiza!

Suporte: Apenas via fórum: http://sco.gpotato.com/forum, ou E-Mail: sco@gala-net.com A página inicial está aparentemente abandonada, mas a comunidade já se tornou auto-suficiente. Contudo, há GMs ativos no fórum.

Formas de Pagamento: Assim como todos os outros jogos da GPotato, SCO é “Free2Play4Life” baseado em sistema de Cash. A empresa trabalha com os seguintes meios de pagamento: “Cheque-Viagem”/Reembolso Postal (comum nos EUA), UKash, PaySafeCard, e PayPal. Aparentemente eles NÃO ACEITAM cartões de crédito internacionais. O “câmbio”médio corrente é de 100 “Gpotatoes”/1US$, com valores de 10,00US$ até 100,00US$ (bônus de 2.500GP$). Atualmente o “Shop” do jogo se encontra desativado (há cerca de um mês).

Outros Links Úteis:

Fórum: http://sco.gpotato.com/forum Fórum e Site oficiais do jogo.

SCO-News: http://sco-news.blogspot.com/ Blog com novidades sobre o jogo. Não Oficial.

SCO-Fans: http://www.sco-fans.com Fã-site oficial, com dicas, tutoriais, databases, e até mesmo área de suporte (não oficial) para o jogo.

Phillon-Sector: http://imaku.ketsukaiten.net/ps/ Database.

Wikipédia – Artigo SCO: http://en.wik...boy_Online Curiosidades sobre o jogo compiladas na mais famosa enciclopédia virtual.

Fórum BrazilianOriginalTeam (BOT): http://bot.vai.la Fórum de uma brigada criada apenas para brasileiros.

ScreenShots: http://sco.gp...screen_shot.php Mais imagens sobre o jogo.

Concept Art’s: http://sco.gp...concept_art.php Os esboços que deram origem aos gráficos atuais.

Considerações Finais:
Space Cowboy Online é um grande jogo, e já pode ser considerado um “clássico” para fãs de naves espaciais e/ou ficção científica. Conta com uma grande comunidade dividida entre seus três servidores, da qual fazem parte muitos brasileiros. Por conter muitas características semelhantes ao RF Online, além de servir de “preview” para a expansão “Planet Wars” do mesmo, está arrebanhando muitos usuários deste jogo, tornando-se assim uma espécie de segunda casa para os mesmos quando desejam “mudar um pouco de ares”.

Como puderam ver também, é um jogo extremamente rico em detalhes, e o que foi descrito nesta resenha ainda não é nada diante do jogo em si. Se você quer conhecer toda a emoção oferecida por ele, só jogando mesmo para saber. Recomendo!

Um comentário:

Daniel disse...

Como já falei no blog do Maskito, muito bom post.
Mas aqui ficou ainda mais interessante de ler, porque a formatação tá correta.

Posts Relacionados com Thumbnails