terça-feira, 6 de julho de 2010

Responda à [Famoso] I - Felipe Neto (vídeo Crepúsculo)



Bom dia/tarde/noite/madrugada à todos!

Hoje tive uma idéia bem interessante pra implementar no blog: uma coluna onde eu "responderei" à alguma coisa de alguém famoso (ou quase isso). Não que ninguém faça isso em seu próprio blog, mas pretendo lançar como algo fixo no meu... Não que o cara DEVA vir aqui replicar, tampouco vou SÓ descer a lenha nele. Mas, se uma coisa ou outra acontecer... Na pior das hipóteses, acho que isso servirá pra desabafar sobre o assunto, e na melhor, com certeza, ajudará a pessoa em questão a se aprimorar - no assunto abordado, ou mesmo no geral!

Pois bem... O escolhido para ocupar o "lugar de honra" de primeiro respondido é (talvez não por acaso, e tampouco pela última vez): FELIPE NETO, com o vídeo 'Crepúsculo' do VLog 'Não Faz Sentido'!


Pois bem... Assistam ao vídeo, e vamos às críticas. Se quiserem/precisarem, assistam novamente depois disso! ^^

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muito bem! Assistiram?

Muito bom, né? Mas teve lá suas falhas...
Aqui vão algumas críticas que anotei enquanto eu assistia ao vídeo:

  1. Há, sim, um motivo para Edward se apaixonar por Bella, que é o sangue dela - aí recai naquela coisa de "o proibido é mais gostoso" (da pate dele). Como comentaram no YouTube e esqueci de mencionar lá, há ainda a incapacidade dele em ler APENAS a mente dela, o que reforça o que eu disse de proibido ser mais atraente;
  2. Há, também, os vampiros "tradicionais" na obra (no sentido psicológico da criatura) - o diferencial da família Cullen é tentar fugir/superar esta condição;
  3. (Não tenho certeza se esta é bem uma crítica, mas lá vai!) Apóio totalmente a perspectiva de dependência entre os dois protagonistas principais. TANTO nos filmes QUANTO nos livros (mas, fazer o que? Não fosse JUSTAMENTE por isso, não teria feito tamanho sucesso). Porém, tem que se ter em mente que isso se trata de um ROMANCE! Então é necessário distinguir as "camadas de perspectiva" - tem o plano central, que é a tríade 'Edward x Bella x Jacob', e tem os planos de fundo;
  4. Os "lobisomens depilados" são (devem ser) característica dos filmes. Nos livros a perspectiva é (pelo menos) um pouco diferente, e mais próxima do "conceito normal" (PS: o fato de não usarem camisa é mais coerente nos livros, pois lá explica que as suas roupas rasgam durante a transformação - então andar sem camisa é mais conveniente);
  5. (Dá pra ver que nem assisti aos filmes) O ponto do Jacob esquentar a Bella é um dos pontos principais sobre o fator "paixão proibida" do romance - outra coisa que só os livros explicam. Jacob estava salvando Bella de uma hipotermia - algo que se Edward fizesse igual, apenas aceleraria o processo! No filme isso deve ter ficado uma porcaria, mas será que há alguém nesse mundo que não ficaria feliz de ter conseguido salvar sua amada, mesmo que da pior maneira possível?


######

Enfim... O vídeo ficou ótimo - se for pra criticar APENAS os filmes (que, não por acaso, foram resultado capitalista da febre de consumismo desenfreado). Já se for pra criticar OS LIVROS, aí... Bem...

No caso dos livros, na pior das hipóteses, acho que devemos ainda considerar o seguinte: tal qual Harry Potter, pelo menos serviram para re-incentivar o HÁBITO DA LEITURA, há tanto tempo perdido pela sociedade de hoje! Já no caso dos filmes, não tem jeito: um filme NUNCA consegue transmitir totalmente o que o escritor deseja passar no livro. Então, particularmente, prefiro encarar os filmes mais como uma ferramenta auxiliar para me ambientar melhor no cenário do livro (associando rostos à personagens, paisagens à descrições, e por aí afora).

Então, NESTE PONTO, acho que deve se dar o devido crédito ÀS obras que viram "modinhas" (LotR, HP, Twillight, e até qualquer outra "modinha" que apareça por aí tendo início em livros)... E sim! Incluo até o tão aclamado 'Senhor dos Anéis' sim, pois ele TAMBÉM teve sua "fase modinha", quando do lançamento dos filmes.
Vejam então que "modinhas" não são algo de todo ruim - elas têm seus aspectos positivos! O problema é QUEM resolve segui-las, e COMO o faz!

######

Além disso, ainda tenho mais um comentário. Não é exatamente uma crítica, mas sim sobre quem critica o aspecto dos "vampiros de Stephenie Meyer" brilharem à luz do sol.

Sinceramente? Achei legal essa abordagem da escritora em dizer que vampiro "brilha" na luz do sol ao invés de queimar... Claro que não da maneira estapafúrdia como é mostrado nos filmes, mas faz bem mais "sentido científico" que virar uma nuvem de cinzas... Basta pensarem em alguns répteis que possuem essa característica, ou mesmo alguns animais de couro.

(Tá, tá! Eu sei! "Aloowwww?!? Vampiros são animais MITOLÓGICOS! Não podem ser explicados pela ciência! Queimam ao sol e PRONTO!!1!" Mas o que impede de IMAGINAR algo mais racional?!? ¬¬)

É... Parece muito ridículo, sim! Mas quem é RPGista de longa data e com uma boa cabeça deve ter gostado deveras da idéia... E essa também NÃO É a primeira vez que "reinventam" certas características dos vampiros!

Estou falando do jogo 'Vampiro: A Máscara'!

O grande apelo deste jogo é transportar os jogadores para o papel de (dãhr!) vampiros, e conviver com as dificuldades típicas destes seres. Incluindo nisto o seu lado bestial, não-humano; e também com a necessidade de se esconder da sociedade humana!

Neste jogo, muitos dos mitos sobre vampiros são postos como, tal qual diz o nome do próprio, uma espécie de máscara! Algo que foi lançado pelos vampiros (ou até pelos próprios humanos, em superstições incultas incentivadas pelos vampiros) ao decorrer dos anos para enganar os humanos normais sobre a existência vampírica.
Então, alho, água corrente, estacas de madeira... Tudo isso é simplesmente INÚTIL perante um vampiro, no jogo! Em alguns casos - como a estaca no coração - pode incapacitar ou imobilizar, sim, mas não matá-los!

Ainda neste jogo, há uma versão onde os vampiros mais "impuros" - ou seja: aqueles que são resultado de uma linhagem muito longa à partir do vampiro primordial (e, portanto, com o sangue muito diluído) - poderiam ATÉ MESMO ANDAR À LUZ DO SOL! Claro que eles não teriam tantos poderes quanto um vampiro "mais puro", mas e aí?


Então, seguindo essa linha de raciocínio (alterar a mitologia dos vampiros de algo místico para algo científico), não vejo tantos problemas em um vampiro brilhar à luz do sol!
Afinal, você já viu um defunto virar cinzas só por que está morto?!? Eu não! E olha que já vi bastante defunto na minha vida! =O

Se o vampirismo transforma as pessoas em algo duro como o rigor mortis, porque essa alteração não ocorreria na pele do indivíduo? Criando algo como micro-escamas? Ou então algo tão liso quanto a pele de um golfinho?

E porque, então, um total ignorante desinformado do Séc. XV (que é a "época-mór" do surgimento da lenda do vampiro moderno ocidental europeu) não encararia aquilo como o vampiro "pegando fogo"?

Faz sentido, não?

######

Enfim... É isso que tenho por falar. Há, ainda, a parte dos lobisomens - que, bem-lembrado por muitos internet afora (e principalmente nos comentários do vídeo), não são exatamente monstros em todas as mitologias que aparecem; mas sim postos como protetores (tal qual o são no romance).
Mas isso eu vou deixar para outro momento...
Ou outra edição de "Responda"! =D

3 comentários:

Igor вαиɗα ϜᵾᴙᴙєиᴛϨ disse...

aeUHaeHUEHUEaueU .. é vdd, mas continuo não gostando do filme :]

Mas isso acontece com mtas historias, livro bom seguido de filme ruim ..
Até mesmo Games q viraram filmes ficaram um lixo, já me acostumei com isso.

Btw, gostei do blog õ/

Brenda. disse...

A-do-rei! Outra resposta não ficaria tão boa quanto essa. Tá de parabéns, irei ler os outros posts. Já salvei nos favoritos!

Ana Luiza Carvalho disse...

Nooossa vc explicou td mto bem... e principalmente o fator de Jacob esquentar Bela por causa do frio. Não foi a melhor coisa neh? Mas ali o q estava em jogo era a vida dela, por isso Edward concordou.

Nooossa não teria explicação melhor.

Gosto do Felipe Neto, mas ele realmente fala ao menos sem ler e entender a história. FATÃO!

Beeijos ;*

Posts Relacionados com Thumbnails