sexta-feira, 23 de julho de 2010

Os Fãs do "Anti-Fanatismo" Felipe Neto



Ou: "O terceiro lado da moeda..."

Éééé, Felipe! Olha o que você tem que aguentar agora...
NOTA: Eu JURO que queria evitar voltar a falar no Felipe Neto, ao menos tão cedo (afinal, já tem umas três postagens onde cito ele, e esse é um blog sobre gamers, NÃO sobre Felipe Neto)! Mas, como o assunto tá na moda, e acho que falta explorarem essa parte...

Uma coisa interessante sobre o Felipe Neto, e que aparentemente poucos até agora notaram, é a mensagem que ele transmite em suas publicações: o combate ao fanatismo (ou, num termo novo, o "modinhismo").

Suas postagens, tanto de BLog quanto de VLog, e até mesmo no Twitter, sempre procuram demonstrar seu repúdio contra esse tipo de coisa... Mas, o que fazer quando ele próprio acaba arrebanhando - involuntariamente, diga-se de passagem - fanáticos à lhe seguirem? LOGO ELE, que é totalmente contra tal prática?



Vejam bem: vim a conhecer o personagem Felipe Neto há pouco tempo, após ser apresentado à um dos vídeos de seu VLog, o 'Gente que escreve errado'. Fiquei admirado com o trabalho dele, e uma das primeiras coisas que fiz foi ingressar na comunidade do Orkut, esperando ansiosamente encontrar lá outras pessoas que tivessem um "nível intelectual semelhante" ao do Felipe; e ao meu também. Quem sabe até o próprio Felipe Neto "em pessoa"... 

Ledo engano...

Há, sim, mais pessoas por metro quadrado "com cabeça" ali que no restante da Web em geral. Mas a quantidade de radicalistas também é ENORME! Detalhe: os mesmos radicalistas que o próprio Felipe combate ferrenhamente!
Tá legal... Vamos tentar o Twitter então, para ao menos ficarmos atentos às novidades sobre os vídeos do Felipe...
PIOROU! A quantidade de "Felipe, eu te amo/odeio/me add/etc" era TAMANHA, que quase me fez vomitar! De verdade!
Até mesmo numa TwitCam que ele promoveu isso era a constante. Quando ele parava de falar, e pedia para os espectadores fazerem perguntas inteligentes para que ele respondesse, tudo o que se podia ver era "Filipy casah cum miguh!!1!shiftone1" e daí pra pior!
As perguntas que eu TENTAVA fazer? Eu enviava sempre que podia, mas certamente ele sequer conseguia vê-las... Aliás, eu mesmo não consegui ler nenhuma pergunta inteligente; provavelmente eram sumariamente suplantadas pelo flood massivo de mensagens inúteis!

Voltando ao assunto da comunidade do Orkut em particular, o que mais se tem encontrado lá atualmente são fãs xiitas do Felipe; pessoas que consideram as palavras dele como divinas, que recusam QUALQUER tentativa de contestação, por melhor infundadas que sejam. E, via de regra, para isso usam freqüentemente os motes do próprio Felipe em seus vídeos: "Isso é coisa de viadinho", "Você é mentalmente virgem", "Volte para sua pokébola", e por aí vai... Essas pessoas parecem crer que alguém que fale um "A" contrário ao que o Felipe tenha dito deva ser apedrejado em praça pública! Até mesmo quando apontada a contradição do vídeo 'Crepúsculo' com o vídeo 'Modinhas' - onde: no primeiro ele afirma ter lido apenas o primeiro livro da série, baseando-se nos filmes; e no segundo ele declara abertamente que antes de se criticar algo deve-se conhecer à fundo tal alvo da sua crítica - esses fãs simplesmente ignoraram o fato e continuaram apedrejando quem apresentou tal falha!

ALOOOWWW?!? ACOOORDEEEM!!!
Foi por coisas ASSIM que, hoje, o dia 11 de setembro é celebrado com tristeza!

Sim! O famoso 11/09 foi por causa de gente assim! A única diferença entre um grupo de pessoas e o outro é a mera extensão dos seus atos - ou, deveria eu dizer: a CORAGEM NECESSÁRIA para praticá-los?

Em Tempo: Não estou dizendo que seja imperativo deixar de admirar o Felipe por esse deslize entre tais vídeos; afinal, ele é humano como nós todos, e pode dar seus "escorregões" de vez em quando! Coloquei tal episódio aqui apenas de forma ilustrativa.

Por falar nisso, fico me perguntando: como será que é a vida do próprio Felipe, hoje? Será que ele ainda é capaz de fazer novos amigos? Encontrar pessoas anônimas (tal como ele já foi) que lhe pareçam interessantes? Que ele possa até mesmo admirar?

Claro que, com a fama que ele obteve, há muito mais pessoas assim com quem ele terá contato... Mas, por outro lado, a quantidade de "modinhistas descabelados" por ele deve ter se tornado tamanha, que certamente ele gasta mais tempo "peneirando" esse pessoal que interagindo com eles propriamente dito!
E isso tanto na vida "virtual" quanto na REAL!
E, ainda, sei que ele não pode simplesmente "enxotar" todos estes modinhistas - afinal, é deles que vem seu sustento agora, ao clicarem em anúncios de seus vídeos/sites, e divulgando mais e mais sua fama (seja falando bem ou mal).

Então, moral da estória: um cara que "prega" CONTRA o fanatismo desenfreado, sendo VENERADO por fanáticos desenfreados?



Leitura recomendada:
Cadê Meu DorFlex - Olho por olho, dente por dente, Felipe Neto
Dorly Neto - Felipe Neto e o sucesso que faz sentido
Thousand Thoughts Project - #0001 - Felipe Neto (@xGabixMonteirox: precisa trabalhar um pouco o layout do blog! Se eu puder ajudar, estamos aí! o/)
Comunidade 'Não Faz Sentido - Felipe Neto' do Orkut - Aos "fãnáticos" do Felipe Neto

PS's, Observações, Considerações finais:

  • Como já disse antes, o foco deste blog é o mundo dos gamers - jogadores (e NÃO dos games) - de jogos online. O problema disto é que o cotidiano de um "gamer normal" vai muito além de simplesmente os jogos que eles jogam - basta ver a quantidade de "Cullen"s ou de "Potter"s que permeiam estes mesmos jogos à cada "modinha" que surge.
  • Também como já coloquei antes, (acredito que) esta é a última postagem que falo sobre o Felipe Neto - ao menos, diretamente. Afinal, acho que no momento quem precisa mais de "publicidade gratuita" SOU EU, e não ele! Não que eu me negue a fornecer à ele se porventura vier a precisar (de novo) algum dia...
  • As obras no site continuam - como podem ver, já alterei as cores do layout de postagem. Mas preciso de sugestões e críticas sobre o que adicionar e tudo o mais! Opinar sobre a qualidade dos textos também é bom (tô tentando ser o mais "resumido" possível)...
  • Sim... Uma moeda tem, sim "três" lados - TODO objeto tridimensional têm! E, no caso, quero expor os seguintes: os "fanáticos descabelados", combatidos pelo Felipe; o próprio Felipe, no meio disso tudo, e os "fanáticos descabelados" que o Felipe Neto gerou.
  • E eu teria trocentos sub-títulos para colocar no artigo. Mas este foi o que me pareceu mais simples dentre os adequados...
  • Ah sim! Por último mas não menos importante, comemorem: é a primeira postagem dessa "nova fase" do blog que consigo fazer ANTES da meia-noite! ~_~'

4 comentários:

Cris Rocco disse...

"...e uma das primeiras coisas que fiz foi ingressar na comunidade do Orkut, esperando ansiosamente encontrar lá outras pessoas que tivessem um "nível intelectual semelhante" ao do Felipe; e ao meu também. Quem sabe até o próprio Felipe Neto "em pessoa"...
Ledo engano..."

Me fez pensar se terá sido esse o real motivo do teu ingresso no Twitter "encontrar" ou pelo menos ter acesso mais facilmente ao Felipe?Foi?

Bixu Lezadu (original) disse...

Na verdade, o Twitter eu criei como ferramenta de divulgação e contato do blog! Porém, como eu reativei o blog por me sentir motivado com o trabalho do FN, não posso negar que uma coisa esteja atrelada à outra.

Mas enfim... Isso é algo que eu pretendo - inclusive - abordar numa matéria futura. E de preferência, dentro em breve, pois já venho protelando esse assunto há algum tempo!

Luan Lopes disse...

Realmente... eu ja tinha visto algumas coisas assim na comunidade e etc.

Porem fazer uq... sempre tem os idiotas de plantao para fuder a vida '-'

Mano Akon disse...

Bixu, que artigo interessantíssimo esse cara! Parabéns! Aqui quem fala é o Mano Akon la da comunidade do Felipe Neto. Cara, se meu tópico lá tivesse essa qualidade aí na postagem, aposto que eu teria convencido mais. O texto está muito bom mesmo e suas comparações são as melhores. Abraço

Posts Relacionados com Thumbnails